UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA

DISCIPLINA: GEOLOGIA INTRODUTÓRIA
PROF: GORKI MARIANO

gm@ufpe.br

Assunto: ROCHAS ÍGNEAS OU MAGMÁTICAS

As rochas ígneas ou magmáticas são caracterizadas por terem sua origem a partir do magma rocha fundida. O termo ígneo tem origem no latim ignis , que significa originado do fogo. O magma, rocha fundida a diferentes profundidades na crosta da Terra pode atingir a superfície através de vulcanismo ou dar origem a corpos ígneos cristalizados em profundidade. Cristalização é o processo que tem início com a perda de calor do magma e conseqüente formação de cristais. Desta forma as rochas ígneas ou magmáticas podem ser separadas em dois grupos:

A) Rochas ígneas Plutônicas formadas a profundidades variáveis na crosta e manto da Terra.

B) Rochas ígneas Vulcânicas formadas próximo á superfície da Terra ou extrudidas de vulcões em forma de lavas.

MAGMA

Uma definição simples de magma rocha fundida. Pasta viscosa formada quando a temperatura no interior da Terra é suficiente para promover fusão das rochas. Magmas apresentam temperaturas no intervalo de 700 a 1200 ° C, em função de sua composição química e profundidade de formação na crosta da terra. Os magmas possuem três constituintes básicos:

1- porção líquida, composta por rocha fundida

2- porção sólida composta por cristais formados a partir do magma ou fragmentos sólidos transportados pelo mesmo.

3- porção gasosa constituída por voláteis, tais como H 2 O, CO 2 , H 2 S etc.

As principais características do magma são:

Composição química

Temperatura

Viscosidade

Estas propriedades físicas do magma estão intimamente relacionadas entre si.

Composição Química o magma é composto por fusão de rocha. Como silício é um dos elementos mais abundantes nas rochas podemos afirmar que os magmas são fusões silicáticas. Líquidos ricos em silício. O teor de SiO 2 dos magmas varia de 35% até 75%.

TODOS OS MAGMAS SÃO FUSÕES SILICÁTICAS ?

Não. Como em todos os casos há exceções :

1 - lavas carbonáticas do vulcão Oldoínio Lengai no leste da África

2 - lavas ricas em enxofre Siretoki-Iow -San em Hokkaido Japão

3 - as concreções sulfúricas da Etiópia.

Temperatura - a temperatura dos magmas variam de 700 a 1200 ° C. Um dos fatores mais importantes no controle da temperatura é a composição do magma. Quando o magma é rico em Mg e Fe e pobre em Si sua temperatura é mais elevada do que aqueles pobres em Mg e Fe e ricos em Si.

Viscosidade - esta é uma das mais importantes propriedades físicas dos magas. A velocidade de escoamento do magma é controlada pela viscosidade. Quanto mais viscoso menor a velocidade de deslocamento. A viscosidade é diretamente proporcional ao teor de Si no magma. Quanto mais rico em Si maior a viscosidade. A viscosidade é inversamente proporcional à temperatura. Quanto mais quente o magma menor a viscosidade. É possível estabelecermos uma comparação entre o magma e uma sopa de feijão. Quando a sopa esta fria ela é mais viscosa (grossa) quando aquecemos a sopa a sua viscosidade diminui e se adicionarmos água a viscosidade é ainda menor. EUREKA ! Água reduz a viscosidade de magmas. Como solvente a água quebra a estrutura do líquido (magma) tornando-o mais fluido.

ONDE SÃO GERADOS MAGMAS?

Como mostra a figura abaixo magma pode ser gerado em três tipos principais de ambientes que chamaremos de ambientes tectônicos.

Zona de Subducção - quando uma placa tectônica oceânica mergulha sob uma placa continental. Ã medida que a placa mergulha ocorre a perda de voláteis, em função do aumento da temperatura, e este voláteis favorecem a fusão do manto litosférico acima desta placa, gerando magma. O magma gerado pode ascender a diferentes níveis da crosta dando origem a cadeias de montanhas como, por exemplo, os Andes. Neste ambiente é comum a ocorrência de vulcanismo e tremores de terra.

Zonas Divergentes - (lado esquerdo da figura acima- setas indicam a separação entre as placas) zonas de separação entre placas. Este movimento ocorre entre a América do Sul e África, dando origem a formação do assoalho oceânico. Este ambiente é caracterizado por intenso magmatismo (produção de magma) de composição basáltica.

Plumas Quentes (Hot Spots) - estes pontos quentes podem ter origem no manto ou na interação entre manto e núcleo. O calor gerado por estes pontos quentes promove fusão das rochas do manto da Terra. A cadeia de ilhas que constituem o Havaí é formada pr um ponto quente. Ã medida que a placa se move acima do ponto quente há possibilidade de geração de magma formando cadeias de ilhas alinhadas.

CARACTERÍSTICAS DAS ROCHAS ÍGNEAS PLUTÔNICAS

As rochas ígneas plutônicas são formadas a profundidades diversas na crosta e manto superior da terra. Desta forma o magma troca calor lentamente com as rochas à sua volta, formando cristais. Nas rocas ígneas plutônicas o magma é completamente cristalizado. A rocha formada é holocristalina composta por cristais. Algumas rochas ígneas plutônicas possuem granulação grossa (> 5 mm ), muitas vezes com cristais de dimensões centimétricas, como na foto abaixo.

Foto 1 - Granito com megacristais feldspato potásssico (cristais brancos) com até 5 cm de comprimento. Nesta foto observa-se a ocorrência de duas rochas distintas. A clara possui granulação grossa e a escura granulação fina. Ambas são rochas ígneas plutônicas. A rocha escura em forma de dique (diorito) corta a clara, ilustrando a relação temporal entre as duas.

CARACTERÍSTICAS DAS ROCHAS ÍGNEAS VULCÂNICAS

As rochas ígneas vulcânicas cristalizam próximo à superfície da Terra ou, no caso dos derrames de lava, diretamente na superfície. Este comportamento implica em um contraste térmico considerável. O choque térmico inibe a formação de cristais cristalização da rocha. Desta forma é comum nas rochas vulcânicas a presença de uma massa fina vítrea e alguns minerais incrustados nesta massa. Em um caso extremo toda a rocha é vítrea obsidiana- vidro vulcânico.

Foto 2 - Obsidiana vidro vulcânico resfriamento rápido.. Observe a fratura conchoidal.

Foto 3 - Riolito rocha vulcânica com cristais de quartzo e feldspato potássico em uma matriz fina.

As rochas vulcânicas perdem gás durante o resfriamento gerando pequenos furos em sua superfície. Estes furos são denominados de vesículas.A ocorrência de vesículas é uma característica diagnóstica das rochas vulcânicas.

VULCANISMO NO NORDESTE

No nordeste do Brasil durante a separação entre América do Sul e África e a conseqüente formação do oceano Atlântico, ocorreu magmatismo vulcânico e plutônico na província magmática do Cabo de Santo Agostinho. Na praia de Calhetas á possível observar o granito do Cabo de Santo Agostinho. Trata-se de um dos corpos graníticos mais novos do Brasil. Sua idade é de aproximadamente 100 m .a.

Nas proximidades do engenho Ipojuca ocorre um NECK vulcânico composto de riolito. O neck pescoço do vulcão representa um testemunho do vulcanismo na região durante a separação entre América do Sul e África.

As ilhas de Santo Aleixo e Fernado de Noronhas são exemplos de ilhas vulcânicas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Teixeira, W.; Toledo, M. C. M.; Fairchild, T. R.; Taioli, F. 2000 Decifrando a terra. Oficina de Textos 549p.

Ernst, W.G. 1969. Minerais e rochas. Série textos básicos em geociência. Editora Edgard Blucher Ltda. São Paulo. 162p.

 

Contato: gm@ufpe.br

Produzido por alface
Editado por Sóstenes N. Silva